sexta-feira, 22 de outubro de 2010

As diferentes - e belas - correntes da música dos anos 70

Meus caros, nesta sexta vos convido para uma apreciação, não só sonóra, mas também visual, estética, olfativa, sensorial, de algumas músicas dos anos 70 - essa maravilha de danças coreografadas, discotecas, muito rock'n'roll, e por ai vai.

Primeiro, trago para vocês a sensibilidade dos The Manhattans, com a música Let's kiss and say goodbye.

Imagine o quão carinhoso e sentimental é o autor de efusiva letra. Que forma mais bela, discreta, silenciosa, sincera, aconchegante de se terminar um relacionamento! As lembranças, a última dança juntos e tudo isso totalmente incorporado na leveza dos passos dos integrantes, na docilidade da voz do cantor.



[Spoken]
This has got to be the saddest day of my life
I called you here today for a bit of bad news
I won't be able to see you anymore
Because of my obligations, and the ties that you have
We've been meeting here everyday
And since this is our last day together
I wanna hold you just one more time
When you turn and walk away, don't look back
I wanna remember you just like this
Let's just kiss and say goodbye

[Song]
I had to meet you here today
There's just so many things to say
Please don't stop me 'til I'm through
This is something I hate to do
We've been meeting here so long
I guess what we done, oh was wrong
Please darlin', don't you cry
Let's just kiss and say goodbye (Goodbye)

Many months have passed us by
(I'm gonna miss you)
I'm gonna miss you, I can't lie
(I'm gonna miss you)
I've got ties, and so do you
I just think this is the thing to do
It's gonna hurt me, I can't lie
Maybe you'll meet, you'll meet another guy
Understand me, won't you try, try, try, try, try, try, try
Let's just kiss and say goodbye (Goodbye)

(I'm gonna miss you)
I'm gonna miss you, I can't lie
(I'm gonna miss you)
Understand me, won't you try
(I'm gonna miss you)
It's gonna hurt me, I can't lie
(I'm gonna miss you)
Take my hankerchief, wipe your eyes
(I'm gonna miss you)
Maybe you'll find, you'll find another guy
(I'm gonna miss you)
Let's kiss and say goodbye, pretty baby
(I'm gonna miss you)
Please, don't you cry
(I'm gonna miss you)
Understand me, won't you try
(I'm gonna miss you)
Let's just kiss
And say goodbye


Que coisa linda e sincera não é mesmo meu caros?! Agora, limpemos as lágrimas derramadas no canto do rosto! Dando sequência então, vamos para os grupos que com brilhantismo usam seus vestidos 'rendados', - é essa a descrição?! - os cabelos cacheados e o malandro americano com suas efusivas danças de discoteca. Uma estética tão própria que só mesmo o Play Back pode proporcionar, dando espaço assim para a performance única deste grupo, que apenas simbolizam todo o movimento de uma época.

Simplesmente sensacional:


Bonney M - Ma Baker

Acompanhe a letra AQUI


Da vontade de sair dançando na sala não é mesmo?! Contagiante no mínimo.

E por último, vamos ao nosso rock'n'roll. Tão estereotipado pela sua transgressão, esse grupo nos mostra o singelo amor de um rapaz por uma moça(?!). Vemos na verdade a solidão desses grupos, isolados na sua época pela imagem que os outros tem deles. A imagem do rebelde, do drogado, etc., na verdade são reflexos da sua solidão e da falta do carinho de uma outra pessoa, seja quem for!

Emocionante!

Kinks - Lola

I met her in a club down in old Soho
Where you drink champagne and it tastes just like cherry-cola [LP version:
Coca-Cola]
C-O-L-A cola
She walked up to me and she asked me to dance
I asked her her name and in a DARK BROWN voice she said Lola
L-O-L-A Lola lo-lo-lo-lo Lola

Well I'm not the world's most physical guy
But when she squeezed me tight she nearly broke my spine
Oh my Lola lo-lo-lo-lo Lola
Well I'm not dumb but I can't understand
Why she walked like a woman and talked like a man
Oh my Lola lo-lo-lo-lo Lola lo-lo-lo-lo Lola

Well we drank champagne and danced all night
Under electric candlelight
She picked me up and sat me on her knee
And said little boy won't you come home with me
Well I'm not the world's most passionate guy
But when I looked in her eyes well I almost fell for my Lola
Lo-lo-lo-lo Lola lo-lo-lo-lo Lola
Lola lo-lo-lo-lo Lola lo-lo-lo-lo Lola

I pushed her away
I walked to the door
I fell to the floor
I got down on my knees
Well I looked at her and she at me

Well that's the way that I want it to stay
And I'll always want it to be that way for my Lola
Lo-lo-lo-lo Lola
Girls will be boys and boys will be girls
It's a mixed up muddled up shook up world except for Lola
Lo-lo-lo-lo Lola

Well I'd left home just a week before
And I'd never ever kissed a woman before
But Lola smiled and took me by the hand
And said little boy I'm gonna make you a man

Well I'm not the world's most masculine man
But I know what I am and IN BED I'm a man
And so is Lola
Lo-lo-lo-lo Lola lo-lo-lo-lo Lola
Lola lo-lo-lo-lo Lola lo-lo-lo-lo Lola 


Vejam então, deêm mais amor e atenção aos rockeiros, eles são pequenos seres indefesos.
Um bom final de semana a todos vocês meus caros!!

Um comentário:

  1. Cara eu conheço muita coisa estranha no meio cinematográfico, mais no musical vc ganha disparado.

    E vão nos dentes do cara do The Kinks.

    Abraços!

    ResponderExcluir