segunda-feira, 6 de junho de 2011

E por falar em machismo...


Antes da prometida continuidade à postagem de ontem, trago uma breve digressão (já que ontem falei sobre machismo...).

É uma propaganda da Sky, veiculada no intervalo do Globo Esporte (por que será?), cujo tratamento da mulher ocorre no patamar dos antigos anúncios das Panelas Panex ("um novo tipo de panela para um novo tipo de mulher"). E não me venham falar que é uma sátira ao machismo: é machismo puro. E, se alguem disser que o fato dela ter "erguido a voz" para pedir mais educação ao marido é expressão de autonomia feminina, estará tirando sarro da minha cara. Gisele Budchen (sei lá como se escreve) não só protagoniza uma típica Amélia-mulher-de-verdade-dona-de-casa, como também, em seguida, recebe uma ordem imperativa e grosseira do marido. Até que, por fim, é valorizada por seus atributos físicos (a velha objetificação feminina, em que a mulher tem o valor proporcional ao tamanho dos seios, pernas e nádegas) em uma cena digna de Pânico na TV!, o tipo ideal de machismo televisivo.




A pergunta que resta: onde está o CONAR (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) numa hora dessas?


Em tempo: lembrei-me que já escrevi outrora sobre o tema : clique aqui para visualizar (atualizado em 10/06 às 21h35)

3 comentários:

  1. Enrico que bom tocar nesse assunto. Toda vez q vejo esse comercial da SKY só consigo pensar porque escolheram esse tema. Achei muito fora

    ResponderExcluir
  2. Também achei o cúmulo, apesar de achar engraçado. Sobre o mesmo tema, coincidentmene, fiz um post recente, etambém usando propafanda. Comparando ontem, em que o machismo imperava com a de hoje, que repudia a pior expressão do machismo: a violência contra a mulher...

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de anexar o link do blog. Ei-lo
    www.blogdohomerix.blogspot.com/2011/08/propaganda-ontem-e-hole-1.html
    Se me permite....

    ResponderExcluir