terça-feira, 2 de novembro de 2010

Seja bem-vinda, Presidenta

Desde Princesa Isabel, nunca mais tivemos uma mulher à frente dos rumos da nação. No Brasil repúblicano, o fato é inédito. E me alegra que tenha se dado em contexto democrático, ainda que discorde de muitas das diretrizes do partido vencedor (no qual votei neste segundo turno por discordar ainda mais do outro). No que tange às medidas políticas, confesso que me é indiferente se o governante, individualmente, é homem, mulher, branco, negro ou indígena. Um governante homem de um partido simpático às bandeiras feministas tenderia a adotar mais políticas afirmativas de gênero que uma governante mulher de um partido mais conservador.

O que me alegra, especialmente nesse momento de ressaca eleitoral, é o significado simbólico de um país de raizes culturais conservadoras elevar ao poder, pelas vias democráticas, uma mulher. É claro que, para tal, ela precisou se valer de uma estrutura partidária consolidada, de um cabo eleitoral forte, de um marketing eficiente - e despolitizante - e de alianças duvidosas. Não se trata, portanto, de um elogio à política petista, mas de admitir que surgiu em mim uma esperança de que tudo aquilo de desprezível que enumerei no post anterior seja um dia superado. A eleição de Dilma não tem, evidentemente, a força (não só) simbólica de subversão que foi a eleição de Evo Morales na Bolívia. Mas não podemos desprezar que termos nossa primeira presidenta (gosto do caráter enfático do gênero desse termo) possui seu significado e suas conseqüências a serem refletidas.

Quanto aos rumos políticos do país, parece que pouco muda com Dilma - e a real esquerda não deve baixar a guarda. Quanto ao machismo cultural da sociedade, parece que algo pode mudar. Lutemos para isso.

Seja bem-vinda, presidenta.

Um comentário:

  1. "Um passo a frente e já não estamos no mesmo lugar". Eleger uma mulher, foi um passo a frente. Que os "cristãos de esquerda se unam", como você mesmo disse. Que a contentação não tape os olhos, que a movimentação da esquerda de fato, nesta eleição, seja ânimo pro fortalecimento na próxima. Vamos objetivar um post futuro com o escrito "seja bem-vindo, igualdade" hehe.

    ResponderExcluir