quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Breves notas sobre Sarkozy



- A foto, copiada do portal UOL, foi tirada durante um protesto na cidade de Lyon, e traz o presidente francês Nicolás Sarcozy vestido de Napoleão Bonaparte.

- Sarkozy não vive seus dias mais populares, na semana em que seus correligionários legisladores tentam aprovar uma reforma da aposentadoria que precariza o direito dos trabalhadores e em que seu Senado aprovou a restrição do uso do véu nas ruas.

- Sarkozy, defendendo que o Estado é laico, põe em prática o Estado ateu, intolerante e repressor - comparando-se, talvez, à intolerância presente no interior de grupos religiosos extremistas. Caberia ao nosso colega estudioso das religiões aprofundar o tema.

- Na imagem napoleônica, o nome do imperador é trazido como Bonapartheid. Sarkozy, segundo o protesto, seria a síntese entre uma postura napoleônica e uma tendência à segregação e constrangimento étnico. (Sobre Sarkozy e o bonapartismo, ver aqui).

- Na família de Sarcozy, o motivo da alegria fica por conta de Carla Bruni, elogiada por Woody Allen em sua nova produção.

Sarkozy, não por acaso, bate recordes de impopularidade.

Um comentário:

  1. "Suponhamos que Sarkozy de repente fique louco, como parece estar acontecendo. Que faria nesse caso o Conselho de Segurança das Nações Unidas com Sarkozy e sua valise?" (Fidel Castro)

    ResponderExcluir