segunda-feira, 20 de abril de 2009


Seguindo o espírito de "dois pra lá, dois pra cá" também é meu primeiro post do ano!

Tudo bem que eu estava mais para lá do que para cá, mas agora que tudo voltou ao normal... fico contente em estar de voltar ao blog que está com ambiente novo, novas cores, novos posts, novos comentadores etc etc etc


Falando em novo, saiu a lista dos ' DEZ MELHORES FILMES QUE VOCÊ NÃO PODE PERDER EM 2009 '. Aqui está:

1 - Harry Potte e o Enigma do Príncipe

2 - X-Men Origins: Wolverine

3 - Transformers: A vingança dos derrotados

4 - Anjos e Demônios

5 - O exterminador do futuro - A salvação

6 - Star Trek

7 - The Spirit - O Filme

8 - A troca

9 - Dragonball

10 - A Era do Gelo 3


Olhando bem para esta lista, tirando " Anjos e Demônios " (e olhe lá, porque se seguir a mesma linha que ' O Código da Vinci ' será apenas mais um suspense envolvendo secundariamente idéias sobre religião e crença) nenhum dos demais filmes desperta algum espírito crítico no telespectador!

Tudo bem, concordo que a gente não precisa criticar tudo o tempo inteiro; que muitas vezes as pessoas vão ao cinema para esquecerem o mundo lá fora...pra dar risada, chorar, vibrar etc porque é realmente um dos únicos momentos de lazer. Porém, de DEZ filmes, NOVE não tratarem de temas criticos???
A gente pode até achar coisas para discutir com base nesses filmes, lições de vida interessantes e tudo mais... mas mesmo assim, é algo muito indireto e superficial. Isso me faz pensar que o cinema como ferramenta de transformação tem sua área de atuação muito restrita no Brasil: poucos cinemas exibem filmes e documentários não norte-americanos estilo hollywoodianos; e poucas pessoas vão assistir tais exibições.

Isso me entristece muito, porque os sucessos de bilheteria sempre são aquelas mega produções que gastam milhões em efeitos especiais e animação gráfica, que cada cena exibida é perfeita; mas que na verdade não acrescentam nada a quem está assistindo. Na verdade idealizam um estilo de vida e um padrão estético que faz as pessoas saírem da sala de cinema pensando: "nossa, como eu queria ser assim ou ter aquilo"... enquanto a situação do "mundo real" só piora cada vez mais.

Talvez seja ingenuidade minha, mas filmes/documentários/curtas têm muito poder de transformação do pensamento! Não tem como você sentar e assistir um documentário sobre infância - que mostra uma menininha bonitinha que faz balé, natação, ingles e tudo mais, dizer que já se "considera adulta" e do outro lado ver um menininho da mesma idade que ela quebrando pedra pra ganhar uma miséria e conseguir ajudar a mãe, dizendo que ainda se considera criança * - e não parar para refletir sobre aquilo, não querer ajudar, fazer a sua parte!!!

Enfim, esse post soou mais como um desabafo. Mas gostaria que você, leitor, ajudasse a disseminar meios alternativos de cinema, porque nós precisamos sim de filmes divertidos e cheios de aventura, ou de romances e assassinatos! Mas não só isso, e não apenas os produzidos por um lugar X do planeta que detém esse monópolio (entre muitos outros rsrs).
O CINEMA É UM MEIO DE TRANSFORMAÇÃO ou de ao menos suscitar um desejo pela transformação, e precisamos aproveitar isso em favor da humanidade.
Mas não percam as estréias dos DEZ melhores hein!

Gracias!


* O documentário citado é "A invenção da infância" de 2000, por Liliana Sulzbach.

2 comentários:

  1. Doeu ler que 'Anjos e Demônios' desperta algum senso crítico...

    ResponderExcluir
  2. Desabafar é bom. Vai chorar também?

    Mas gosto do ponto que a sétima arte e revolucionária.Mas qual sétima arte?

    ResponderExcluir