segunda-feira, 20 de abril de 2009

Olá Olá sras. e srs. do Beco.

Ok ok, esse é o meu primeiro post do ano. Por que não?

Bem, meio ambiente é um tema complicado. Na verdade, em um primeiro momento ele é bem simples: "salvem o meio ambiente". Ok. Salvem.

sujeito oculto: 2ª pessoa do plural: vós, vocês.

Nós acreditamos que é preciso cuidar do meio-ambiente, manter as águas despoluídas, as matas verdes, e os bichinhos da floresta vivos. Entretanto, estou convicta que não temos a real dimensão dos esforços que isso demanda. Nós apoiamos as causas, mas o que fazemos DE FATO por elas?

Nós vivemos no lixo. Hoje, o que possuímos detém significado por que é nosso. Tentem comprar um carro. 1 ano de uso o carro já desvaloriza absurdamente. Reformar a casa. Aquela mesa que você pagou em 212 vezes no boleto não vale mais nada, no máximo vc vai colocar um cartaz no IFCH para vendê-la por 150 reais. Negociáveis.

Conversando em uma aula uma colega me disse "mas nós temos tanta coisa pra fazer! estudar, trabalhar, ganhar dinheiro, sustentar a casa no futuro, casar... A vida nos leva numa velocidade absurda, não temos muito tempo pra pensar em outras coisas". Sabe, achei isso tão cliché, e tão verdadeiro.

Fechar a torneira, separar o lixo é "fazer a sua parte", mas no momento, fazer apenas a nossa parte é muito pouco! E isso me irrita muito no mundo. A Amazônia está tão longe, que não me importo. Aquele derramamento de óleo, aqela reserva indígena ameaçada, aquela sociedade protetora de animais em Americana (que é aqui do lado) em que todos os animais estavam doentes e mal cuidados é longe demais. Tudo é longe demais. Nossa preguiça vai longe demais.

Nesses momentos tenho um pouco de vergonha de existir. Nossa existência, hoje, está voltada para trabalhar, obter dinheiro. O resto é resto. Não pensamos mais. Não pensamos mais se isso ou aquilo realmente importa. O homo sapiens virou homo inércia. Simples assim.

Vou viver a minha vida. Alguém vai se preocupar com o meio ambiente. E então eu vou comprar os produtos dele. Afinal, salvar o meio ambiente, hoje, não é mera responsabilidade social, é um nicho de mercado! .

Salvem o meio ambiente.

Salvem.

Vocês.

Um comentário:

  1. Adorei o post!

    muito bom para o primeiro do ano!!!

    Crítico, curto !


    Abordem mais esta questão, quem sabe vários pontos de vista saia uma discussão bacana.

    ResponderExcluir