segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Eu sou Colombina, eu sou Pierrot!"

Oi amigos e leitores!

Primeiramente tenho que pedir desculpas porque esse posto deveria ter vindo ao ar ontem, e não veio.

Um pedido de desculpa especial a minha querida Psiquê, pois estou invadindo o dia de post dela!

Como domingo é dia de tema livre e o post era de domingo, resolvi contar a história da minha própria personagem...

A história de Pierrot, Colombina e Arlequim foi criada pela Comédia Dell’arte, surgida na Idade Média na Europa.
Essa e outras histórias faziam parte de um tipo de teatro popular, sem teto fixo, que acontecia em pequenos palcos na rua.

Pierrot um padeiro, era ingênuo, romântico, um clássico sonhador! Ele era apaixonado por uma dama de companhia da corte que se chamava Colombina. Esta era bela, inteligente, irônica e metida em fofocas, tinha seus setimentos divididos entre o sonhador Pierrot e malandro Arlequim. Arlequim é preguiçoso, espertalhão e namoradeiro.

O trio permanece até hoje, sendo lembrado nos carnavais.

(informações tiradas da internet por ai..)

Noite dos mascarados - Chico Buarque de Holanda 1966

Quem é você, adivinha se gosta de mim
Hoje os dois mascarados procuram os seus namorados perguntando assim
Quem é você, diga logo que eu quero saber o seu jogo
Que eu quero morrer no seu bloco, que eu quero me arder no seu fogo
Eu sou seresteiro, poeta e cantor
O meu tempo inteiro só zombo do amor
Eu tenho um pandeiro, só quero um violão
Eu nado em dinheiro, não tenho um tostão
Fui porta-estandarte, não sei mais dançar
Eu, modéstia à parte, nasci prá sambar
Eu sou tão menina, meu tempo passou
Eu sou colombina, eu sou pierrô
Mas é carnaval, não me diga mais quem é você
Amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr
Deixa o dia raiar que hoje eu sou da maneira que vo...cê me quer
O que você pedir eu lhe dou, seja você quem for
Seja o Deus quiser.

Pierrot - Los Hermanos

O Pierrot apaixonado chora pelo amor da Colombina
E é sua sina chorar na ilusão em vão, em vão
E a Colombina só quer um amor
Que não encontra num braço qualquer
Essa menina não quer mais saber de mal-me-quer
Só do Pierrot, Pierrot, Pierrot, Pierrot...
E o Pierrot apaixonado chora pelo amor da Colombina
E na esquina se mata a beber pra esquecer, pra esquecer
E o Pierrot só queria amar
E dar um basta a esta dor já sem fim
Mas Colombina trocou seu amor por Arlequim
E o Pierrot, chora!
Pierrot, chora!
Pierrot, chora!
Pierrot, chora...

Colombina - Ed Motta
Se você voltar pra mim,
Juro para sempre ser arlequim
E brincar o carnaval
Viver uma fantasia real
Sou um triste pierrot mal-amado
Mestre-sala desacompanhado
Um bufão no salão a cantar..
.Colombina, hey!
Seja minha menina, só minha
Bailarina, hey!
Mandarina da China, rainha
Quero ser seu rei!
Um rei momo, sem dono, sem trono
Abram alas pro amor!
Minha vida sem você
É uma canção de amor tão clichê
O meu "bem-me-quer" não quis
Fez de mim um folião infeliz

Beijos a todos!
Sejam Pierrot, sejam Arlequim.

Colombina.

4 comentários:

  1. Mais um Crtl C, Ctrl V...

    "Belo" blog.

    ResponderExcluir
  2. Bom, o blog não tem o objetivo de ser "belo".
    Cada um que posta tem total liberdade de falar sobre qualquer coisa que achar interessante.
    Não espere de nós textos em primeira pessoa falando sobre tristezas, alegrias, amores ou brigas com a mãe, a menos é claro que seja muito da vontade do postador do dia.

    Se você é assim tão criativo para as coisas belas, por que não posta algumas aqui ou um link que as contenha?

    ResponderExcluir
  3. eu diria que é um post muito leve, de conteúdo informativo e com tamanha meiguisse à la Colombina (para aqueles que a conhecem... rs!)

    até onde eu sei, entra no blog quem quer, não gostou, não entre, muito simples!

    ResponderExcluir
  4. Curti. Não conhecia a fábula desses personagens. A música agora faz sentido pra mim. esses dias pra cá tô igual Pierrot
    abraços

    ResponderExcluir