segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

VENDE-SE









Olá Olá caros colegas de blog!

dada uma breve viagem, só pude postar hoje neste ilustre Blog!Minhas desculpas...

Confesso que tive dificuldade em decidir sobre o quê iria falar aqui. Música é um assunto que me interessa muito, sob vários aspectos, de modo que fica difícil escrever um parágrafo sem tocar em diversos temas diferentes.

Pois bem, para hoje iniciarei discutindo um caso muito específico, o da Srta. Mallu Magalhães.

Bem, Maria Luiza de Arruda Botelho Pereira de Magalhães é uma menina de 16 anos que, não digo que virou febre nacional, mas virou febre "cult", "indie", e outros diversos adjetivos que encontro por aí quando leio algo sobre ela.

A jovem de 16 anos é tratada como virtuose por boa parte da mídia voltada para a música. A Folha de São Paulo, MTV, a BRAVO, a ROLLING STONE resolveram elogiar o trabalho quando ele ainda se resumia a umas musiquetas no myspace dela. Depois de alguns posts em seu Myspace ela já estava em Jô Soares, Altas Horas, fazendo shows em diversos lugares em São Paulo e agora no Rio.
Não quero ser preconceituosa.

Minha questão não é a Mallu magalhães em si. Não é a sua idade, não é a sua sem gracice e não é por que sua voz arrastada é ainda muito infantil. Para uma menina de 16 anos, ela pode ser até que legal.

Minha questão, na verdade é pelo fato de que tudo pode ser comprado . Podem me chamar de ingênua, mas eu acho que o papel das revistas e canais voltados à música seria , senão descobrir novos talentos e divulgá-los, ao menos gerar críticas musicais de fato para quem conseguiu um espaço no mainstream, discussões plausíveis, observações coerentes.

Naturalmente há um financiador por trás, não só dela, mas de diversas personalidades (inclusive) da música que nos são empurradas pelas repetitivas programações de todas as rádios, pelas top lists dos canais de música, pelas apresentações musicais dos programas da globo, etc etc etc. E então compra-se um espaço nas programações de rádio , compra-se aparições no Jô, Altas Horas (para os desavisados, eu juro que há um preço a ser pago), por fim, compra-se alguns formadores de opiniões e então, voilá temos um artista, uma celebridade.

Não sei se sou apenas eu a deslocada, mas acho isso muito triste. Para mim música é emoção, é talento, é dedicação de corpo e alma. Onde estão os grandes intérpretes? Onde estão as grandes composições?

Hoje ainda ouvimos os clássicos do samba, do rock, da dita MPB e entre tantas outras músicas imortais ( constantemente reinterpretadas e rearranjadas por esses novos "músicos", vale lembrar) . Músicas que nossos pais ouviam - para não falar naquelas que nosso avós já ouviam- e sobreviveram até hoje. Me emociono ouvindo Chico falar da ditadura que não vi, ouvindo a voz de Elis cantar amores e dores que não vivi...

Desculpem perguntar, mas qual vai ser o nosso legado?

Tchubaruba da Mallu? Demoro Já É, da Tati quebra barraco? Beber cair levantar, do Aviões do Forró? Ou alguma do Fresno???

Essa realidade se estende por outros tantos campos da vida cultural. Minha pergunta é, como reverter essa situação? Como dar mais espaço para que não pode comprá-lo?? É isso o que queremos para a música??

Beijos e abraços a todos!









2 comentários:

  1. Minha querida,
    Compartilho de tal sentimento com vc.No meu último e pobre post sobre música,pensei em levantar a questão Mallu e Marcelo por exemplo, mas pensei que seria rechaçado devido a minha não simpatia com o barbudo.Mallu Magalhães para mim, não tem nada demais.Uma garota que é um pouco descolada e nada mais.O my space é grande canal de divulgação de novos e talentosos músicos, mas ao meu ver, o público maior de tal ferramenta é jovem, e daí para eleger uma garota de 16 como fenomêno do descolo é um passo minha querida.
    Não vou meu prolongar mais, mesmo pq meu ponto de vista é mais que claro!

    beijos me liga

    ResponderExcluir
  2. Não faço idéia das respostas de suas indagações finais...
    mas concordo plenamente que elas devem ser pensadas!

    Até logo!

    ResponderExcluir