domingo, 7 de dezembro de 2008

Plim Plim!

Olá internautas!

Como hoje é domingo, dia de tema livre; proponho uma discussão tranqüila sobre televisão! Como domingo não tem muita coisa para fazer (e eu particularmente odeio domingo por isso) só me restou ver o que estava passando nas telinhas! Felizmente, ou não, a TV escolhida tinha todos os programas da tv a cabo, tv paga, NET, SKY... enfim, passam aqueles canais que não são abertos a todos!

Eu sou contra excesso de televisão, acho uma alienação absurda e que, na maioria das vezes, não acrescenta muita coisa útil para o intecto das pessoas rs; mas não nego que é um meio de diversão e lazer de muitas pessoas, algumas vezes o único meio... Mas acredito que deva ser “consumida com moderação” e que o tempo que passamos na frente dela seria muito mais proveitoso se estivéssemos fazendo outras coisas, como lendo um livro ou conversando com pessoas, por exemplo.

Mas o ponto da discussão que eu quero chegar não é esse! O que me chocou, e me choca cada vez mais, é a falta de conteúdo das programações. No caso, eu tinha mais de 60 canais a minha disposição, e não consegui encontrar mais de 2 ou 3 que passassem algo que realmente valesse a pena ser visto. E detalhe: esses dois ou três eram da TV paga, a qual poucos têm acesso! Assim sendo, fiquei pensando o que resta para a maioria da população brasileira que não pode pagar por canais informativos como Discovery Channel, National Geographic, History Channel etc... alguém pode dizer que esses são canais que me interessam apenas, mas o que eu quero dizer é que a maioria dos canais da TV aberta passam novelas e mais novelas, programas de fofocas sobre celebridades, jornais mais comprados e parciais que qualquer outra coisa, programas com depoimentos de como “minha vida mudou quando entrei para a Igreja X”, enfim... LIXO!

Sem contar no bombardeio de propagandas de artigos de luxo que não correspondem com a realidade brasileira. Eu fico extremamente abismada quando passam aqueles lindos comerciais de automóveis, e em seguida aparece na tela: A PARTIR DE R$ 59.990,00!!! Como se fosse algo realmente acessível, realmente normal para o padrão de consumo da nossa população, e o pior de tudo é a reação que essas propagandas provocam – que é exatamente o objetivo das empresas – fazem as pessoas acharem que o que mostra ali (que é ressaltado mais ainda nas novelas) é o ideal a ser atingido, é um estilo de vida que todos devem buscar; e as pessoas passam a desejar esses itens, passam a fazer de tudo para poder adquiri-los ou pelo menos, adquirir suas imitações.

É decepcionante!

Gostaria de saber a opinião de vocês, bem como quais seriam as possibilidades para melhorar nossa programação – como poderíamos exigir isso – ou, caso não seja possível tamanho efeito, como conscientizar as pessoas que a televisão, na maioria das vezes, não passa o que acontece na realidade, e que devemos utilizá-la o mínimo possível.
( E se vocês concordam comigo nesse aspecto, rs )

Saudações!

3 comentários:

  1. As emissoras querem dinheiro.
    Logo, as emissoras precisam de patrocinadores.

    Os patrocinadores querem audiência.
    Logo, as emissoras precisam de audiência.

    Futilidade dá audiência.
    Logo, as emissoras passam futilidades.

    Se a população tivesse mais senso crítico, cultura e educação a programação seria compatível.

    O problema não está nas emissoras, está na população.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos generalizar, a TV Cultura e o canal Sesc TV têm excelente grade e conteúdo ímpar, e ambas são canais abertos!

    Sob esse aspecto, concordo com o Sr. Agnaldo Timóteo, a população precisa saber selecionar melhor ao que assiste.

    Em meu blog sugiro alguns programas de ambos os canais citados acima, geralmente, esses canais têm baixa audiência...

    ResponderExcluir
  3. Sinto-me uma pessoa mais "normal" qdo vejo que outros pensam como eu sobre TV!!! Incrível, mesmo tendo tantos canais (60/70/80...) à disposição como é difícil encontrarmos alguma coisa que nos interesse!!! Que perda de tempo na maioria das vezes!!! Lógico que não podemos generalizar mas realmente......

    ResponderExcluir