terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Lord of the Flies (1960)

Boa noite caros amigos!

Hoje vou falar de um filme, que vi a pouco tempo, mas que nunca ouvira falar antes. Na verdade creio que ouvi algum colega comentar sobre ele, mas nenhuma propaganda da midia. Apesar do nome este filme não é de fantasia medieval; o filme fala sobre várias crianças inglesas, de diferentes tipos de escolas, que saem em uma excursão para a um país africano, mas durante o percurso o avião acaba caindo, as crianças sobrevivem e ficam presas a uma ilha, o piloto morre.

Eu sei que o tema de isolamentos em ilhas já foi um pouco explorado por filmes como "Naufrago" e "A lagoa azul", mas este filme é diferente. Caminhando em um sentido contrário a filmes como "Naufrago", "Lord of the Flies" coloca varios personagens na ilha e, para sobreviverem, eles começam a desenvolver uma sociedade. Nesse sentido o filme não exalta o individualismo - indivíduo sozinho é capaz de se manter vivo em uma ilha de ambiente totalmente hostil.

Segundo a minha interpretação, existem duas problemáticas centrais no filme: 1) ausência de adutlos que, como pessoas que ja foram educadas, ou melhor dizendo, civilizadas, "enquadradas nas regras", recebem o papel de educar diretamente as crianças; 2) uma oposição entre dois tipos de poder: o poder autoritário-militarista e o poder democrático-conscensualista. Para que vocês possam entender melhor o que acabei de falar, contarei brevemente um pouco sobre a história do filme.

Caminhando pela praia, Ralph e Piggy encontram uma concha, a concha é grande e Ralph sopra nela produzindo um som. O som chama as outras crianças e acaba provocando uma "reunião". Durante essa reunião, Ralph, por ter soprado na concha, é eleito pelos outros para ser o líder. Já neste momento a dualidade de poderes aparece, a eleição só ocorre porque um outro garoto, Jack, queria ser o líder. Jack vem de uma escola mais elitista, onde ele era líder de um coro, ele é autoritário e prefere resolver os problemas tomando a ação, sem muita conversa ou espaço para o debate, diferente de Ralph. Ralph é uma categoria da democracia, burocrático com normas e regras, mas não puni os transgressores, ele usa a concha como simbolo da palavra, a conhca era dada a pessoa na hora em que fosse a vez dela falar.

No início o poder de Ralph é respeitado por todos, inclusive por Jack, mas com o surgimento do mito do terror, neste filme representado por uma besta, a legitimidade do poder de Ralph cai, e o "povo" o substitui pelo "militar" Jack gerando consequencias que eu não contar.

Apesar de antigo (eu vi a versão de 60), o filme é muito atual - isso parece um paradoxo mas não é - se compararmos com a realidade politica, principalmente com o Governo Vargas e a ditadura militar, no caso do Brasil, e com o governo Bush e o governo nazista da alemanha, no caso de paises estrangeiros, onde o governo usa o "mito do terror" para se legitimar e ser aclamado pela população.

Em certos momentos achei o filme um pouco etnocentrico, mas mesmo assim é um filme indispensável e de boa qualidade. Quem não viu ASSISTA.


Ass: Shem

Um comentário:

  1. Ilustre Shem,

    Embora não tenha assistido ao filme, pude conferir alguns trechos pelo You Tube e realmente parece interessante, vou procurar assisti-lo para me posicionar quanto às problemas que levanta.

    Abraços!

    ResponderExcluir