sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Lixo reclidado

Boa noite caros leitores.
Sem muito o que falar, vou ser breve.

Ultimamente eu ando pensando um pouco sobre este assunto, o lixo reclidado, e algumas duvidas acabam me incomodando muito. Hoje, apesar de não ser predominante, a reciclagem do lixo anda crescendo. Mas eu me perguntou: o quê é recilcagem de lixo? No meu entender seria reutilizar um produto para varias vezes, evitando a fabricação de novos produtos. Entretanto, a reutilização é interpretada de diversas maneiras, pelo que eu posso ver, pelas pessoas.

Acontece, frequentemente, casos em que o lixo é utilizado para fazer obras de arte ou até mesmo carros alegoricos carnavalescos. Não que isso seja ruim, até acho interessante do ponto de vista da cultura, mas este tipo de reutilização seria uma reciclagem? Ela reduz os impactos ao meio-ambiente, sendo que ela não reduz a fabricação de produtos industriais?

As empresas usam, frequentemente, a preservação ao meio-ambiente na produção de propagandas positivas, entretanto não conheço uma empresa que usa materiais reciclados, algo que hoje em dia se tornou "comum" visto que a maioria dos lugares tem cestas de lixo para reciclagem.

Há poucos anos atrás, no governo de Marta Suplicy, a prefeitura criou impostos sobre o lixo que serviriam para a criação de uma coleta seletiva de lixo para reciclagem. Atualmente a coleta ja está sendo realizada, entretanto o verdadeiro destino deste lixo é desconhecido, pelo menos por mim; nada é dito sobre ele e até o momento não conheço nada que tenha sido feito com lixo reciclado pela prefeitura (ou empresa coletora de lixo contratada).

Para finalizar gostaria da opinião de vocês sobre o assunto. O quê seria uma reciclagem de lixo ideal? Podemos falar em reciclagem de lixo sendo que as empresas (a maioria) não reutiliza o mesmo material para o mesmo fim (apesar da tão falada garrafa pet, nunca via a coca-cola ou a antartica dizerem que reciclam suas garrafas, o que ocorria antigamente com as garrafas de vidro)? E esta reciclagem é eficiente contra a redução de danos ao meio-ambiente?

Um comentário: