sábado, 22 de novembro de 2008

Ópio do Povo?

Boa Noite.

Hoje era dia de nossa apaixonante colega Colombina falar-vos, mas por problemas de última hora venho substituí-la. Falemos de um tema sempre polêmico, conforme definiu nossa assídua visitante Amelie Poulan: religião.

Max Weber, em sua grande obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, faz uma magistral e polêmica análise, identificando oe elementos culturais/religiosos que se fizeram fundamentais à gênese do capitalismo, tal como conhecemos.

Michel Löwy, sociólogo brasileiro, desenvolve um interessante trabalho analisando a esquerda cristã na América Latina. Busca mostrar como muitos cristãos (sobretudo católicos) aderiram a pressupostos marxistas e foram fundamentais na resistência às ditaduras. As insureições populares em Nicaragüa (em que a resistência tomou o poder) e El Salvador nos anos 70 e 80 só foram possíveis graças ao apoio de cristãos, inclusive padres e bispos. No Brasil, as chamadas Comunidades Eclesiais de Base - em que eram (e são) feitos trabalhos de conscientização e apoio a lutas populares - chegaram a abranger 3 milhões de fiéis, e foram fundamentais na resistência à ditadura (padres foram presos e torturados) e na fundação do Partido dos Trabalhadores.

Löwy (marxista e ateu) vendo a mairoria absoluta cristã no continente, chega fazer a discutível afirmação: “em numerosos países da América Latina, a revolução será feita com a participação dos cristãos, ou não se fará...”

Vemos, no entanto, que as correntes esquerdistas católicas - parte da chamada Teologia da Libertação - sofrem resistência: pelo individualismo religioso pentecostal e neopentecostal, pelo conservadorismo papal e pelos marxistas mais radicais, que refutam qualquer espécie de religião.

Pois bem. Suponhamos que nosso bom e velho Weber esteja certo. Suponhamos que os valores subjetivos, construídos pela religião, sejam fundamentais para o curso histórico. Será que é possível pensar na superação do capitalismo sem se considerar a esfera religiosa? Será que uma sociedade sem classes só será possível com a difusão completa do ateísmo? Será que a religião é sempre o "ópio do povo"?

Novamente, deixo perguntas.
E meu posicionamento, já que foi um post nada imparcial.

Abraços e até a próxima!

6 comentários:

  1. Vejo a religião como uma necessidade psiquiátrica, quase biológica de todo humano.
    Todo ser humano tem uma crença em uma certa transcedentalidade, ou em alguma ideologia, ou tem algum objetivo maior. Uma boa parte do cérebro tem somente essa função. Não adianta negar.

    Muitos marxistas por aí que se dizem ateus tem o marxismo como uma religião (salientando que fundamentalista). Outros ateus ou agnósticos não ficam sem ler um livro de auto-ajuda. Também muitos ateus tem um ídolo histórico (seja intelectual, seja artístico, seja um sistema de idéias) que seguem cegamente.

    O mercado atualmente tem o grande papel de um deus que influencia e controla tudo e o neoliberalismo como a grande religião que ratifica todo seu poder.

    É essa subjetividade que nos diferencia dos demais animais, e é essa subjetividade a responsável por grande parte de nossos ditos 'avanços' científicos.

    Em minha humilde opinião, a religião nunca será superada.
    Vai sim e é constantemente modificada, além de ser recriada por outros nomes (auto-ajuda), mas está aí em todos lugares e influenciando tudo.
    A subjetividade nos caracteriza como humanos.

    Apoio vossa posição Bentinho!

    ps: essa discussão ainda tem muuuuuito pano pra manga.

    ResponderExcluir
  2. Gostei.
    Eu chamo de mistério.
    Quando nossa dúvidas são demasiadas, buscamos o Mistério, pois afinal o mistério como tal, não nos poderá responder diretamente e é aí, de fato, que colocamos o nosso pensar corporal e almático, juntos para funcionar.
    O RELIGARE, das religiões a meu ver não faz juz ao nome, já que na minha experiência, já está ligado faz tempo, desde sempre, ou nos emocionamos com essa antenação, ou não temos necessidade da antena.

    ResponderExcluir
  3. Caros colegas de blog, concordo inteiramente com o que Quincas Borba diz... a religião funciona como uma necessidade humana mesmo. E, bem como cita nosso amigo Anônimo, também creio que nossa sociedade encontra na religião e no mistério as respostas às perguntas que não tem como responder.

    Como é realmente um tema polêmico desde a época de Cristo (oh que ironia...), esse post pode originar outras inúmeras discussões acerca do tema.

    São pontos relevantes a intolerância religiosa de muitas culturas, a perda crescente de fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana diante das outras religiões, o passado (e presente?!) "negro" dessa igreja, a "indústria" religiosa que vem surgindo com força cada vez mais, entre tantos outros pontos que me levaria a escrever o maior comentário já postado...

    E, como diria um amigo, numa pane aérea, não existe ateu dentro do avião! Rs!

    Excelente semana a todos!

    ResponderExcluir
  4. "E, como diria um amigo, numa pane aérea, não existe ateu dentro do avião!"

    Isso foi genial Amelie! rs

    Bentinho querido,
    obrigada pela substituição (não poderia ter sido melhor!!) e pelo apaixonante no início do post!

    Como todo mundo aqui em cima já disse, concordo plenamente que a religião é uma NECESSIDADE humana e que está sendo sempre recriada, ela é a resposta que a ciência não pode dar aos nossos anseios. (vale lembrar aqui, que por vezes até "a ciência" vira religião..)

    Logo, acho extremamente relevante a discussão sobre as formas de religião e seus desdobramentos.

    Até logo!!

    ResponderExcluir
  5. Só havia me esquecido de um detalhe:

    Viva o Marcelo Camelo!!

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz meu caro sero por você postar algo tão imparcial ao meu favor!

    Se minha presença é necessaria nesse mundo ?
    Claro que sim.Apesar de alguns pensarem que sou criação de vocês, digo que o inexplicavél sou eu!
    Ainda há outros que a ouvirem meu nome ou algo ligado a mim, descem literalmente o verbo com argumentos que acreditam tão cegamente como alguns que me seguem!

    Marxisistas eu existo como Marx existiu!
    E digo, Nietzche não me matou!

    O Onisciente!

    ResponderExcluir