domingo, 16 de novembro de 2008

o verde x a verdinha

Boa noite galera!!
Hummm... à primeira vista o título deste post pode parecer algo como guerra dos sexos entre os marcianos ou algo deste genero. Seria até interessante um post desse tipo. Mas ele se refere ao meio-ambiente e ao capitalismo (lamento desapontar vcs U.U). Bem sabemos q há uma ardua batalha entre os tratores invenciveis de aço das grandes empresas contra... as plantas, uma luta desigual q bem sabemos quem está ganhando, o capital. Mas se não houver mais natureza como nos sustentaremos? Ou melhor, como o capital sobreviverá? Não há moderação na exploração da natureza; msm com as medidas tomadas por alguns governos a devastação continua.
Esta semana, acidentalmente, acabei lendo um aviso. No papel estavam escritas palavras desesperadas de alguns campineiros pedindo ajuda à quem lêsse. Infelizmente eu acabei perdendo o papel...O.O! mas vou dar uma passada meio q por cima do q eu li, prometo q assim q puder eu escrevo td ao pé da letra. Havia uma certa insituição católica q fora abandonada há algum tempo, o terreno acabou se tornando um parque e moradia de varias animais, inclusive animais raros como tucanos e certos tps de macacos.
Recentemente o terreno fora comprado por uma montadora de peças...se não me engano acho q era de carros, e é ai q vem a angustia dos campineiros. O parque está sendo devastado para q se possa construir a empresa. Insatisfeitos e indignados, os moradores estam travando uma luta contra este gigante na esperança de salvarem uma das poucas áreas verdes e pacificas, que serve tanto para passear com seus filhos como para fazer caminhadas e trilhas. Eles informaram a prefeitura e esta mandou q as obras fossem paradas e q se investigasse o caso. Mas até qd a obra ficará parada?? Será q o parque será salvo? Bom, duvido q isto aconteça, msm pq está longe da lógica do nosso sistema. Os moradores então fizeram aquele aviso apelando para q as pessoas ajudassem como pudessem. Hj de manhã haveria um grande abraço à algumas arvores como sinal de protesto.
Mas a verdadeira inimiga do meio-ambiente msm eh a irresponsabilidade das pessoas; não vejo mais este problema como falta de conscientização da população. Em São Paulo, a SABESP, empresa responsável pelo saneamento basico da cidade, vive tentando conscientizar a população através de cursos e propagandas à economizar água. Msm assim ainda vj inumeras casas q insistem em lavar a calçada. Oras - me pergunto - pra que lavar a calçada sendo q daqui a 10 minutos inumeras pessoas vão pisteá-la e disseminar inumeras bactérias em sua superfície novamente? O caso do parque eh outro exemplo: tds sabemos q as áreas verdes na região sudeste sofreu graves agressões, - a mata atlantica eh quase um mito - msm assim grandes empresários insistem em construir suas empresas em cima das arvores e animas. Bom, talvez eu esteja sendo duro demais com eles, pode ser q eles têm aversão à natureza ou eh alguma guerra particular ...um conflito de classes...classes antagonicas! Arboriado x burguesia (q viajem U.U). Além disso existe o caso das lixeiras de reciclagem, que ou são ignoradas ou pouco usadas pelas pessoas qd existem em menor quantidade q as lixeiras normais, ou viram lixeiras normais onde as pessoas desrespeitam a classificação da lixeira e jogam td tp de lixo.
Bom galera. Com este post espero q vcs tentem ajudar a natureza contra esta batalha. Não precisam fuzilar os criminosos ambientais, mas pelo menos consumam água moderadamente e usem o lixo reciclável e, se não for pedir mto, talvez seja, dêem apoio à galera q luta por alguma causa do tp do parque em Campinas. É isso.
Bom fds a tds.


Ass:
Shem

3 comentários:

  1. É, camarada.. Este é o bom e velho conflito de interesses que assola o mundo do capital. Certa vez o senhor Leonardo Boff disse que não existe desenvolvimento capitalista, e sim crescimento capitalista, pois desenvolver presume respeito às outras partes daquele mesmo organismo, o que, definitivamente, não existe no mercado e no modo de produção capitalista.

    Enfim.. fora este que fora citado no texto, existem diversos outros "pecados do capital" que trouxeram o mundo para onde está hoje e que já dá pra perceber o que poderá vir amanhã.

    Ainda bem que temos pessoas que ainda insistem em dizer não, em tentar, mesmo que minimamente, amenizar esta situação.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. a coisa realmente ta feia.
    recomendo o vídeo "A história das coisas"
    tem no googlevideos
    bastante esclarecedor.
    abraços

    ResponderExcluir
  3. então galera o nome do lugar eh Lumen Christi, um antigo convento q foi comprado por uma construtora. Ele fica na Av. José Bonifácio, perto da CPFL(altura 1700).

    ResponderExcluir