segunda-feira, 24 de novembro de 2008



E ai galera?


Para discontrair um pouco vou contar uma historia, a historia do papai noel, que, apesar de mtos acharem q ele eh invenção do mercado para induzir o consumismo (ele tb eh isso claro) de fato ele existiu.


Seu verdadeiro nome era Nicolau. Nasceu no século III d.C., em Petara, na atual Turquia. Ficou encarcerado por um tempo por não negar sua fé em Cristo. Entretanto, com a ascenção de Constantino no poder, e com a incorporação do cristianismo como religião oficial do império romando, Nicolau foi liberto.


Apesar de sua libertação e da oficialização do cristianismo, Nicolau teve problemas com a igreja. Ele era bispo de Mira e, em um debate entre os lideres religiosos, Nicolau se levanta e esbofeteia um de seus antagonistas. Com isso ele perde o cargo de bispo. Porém ele não deixa de atuar como cristão.


Nicolau fica conhecido por ajudar as pessoas pobres e principalmente as crianças carentes. Após sua morte ele é santificado pela igreja que reconhece varios milagres feitos por ele. Seus milagres acabam aumentando sua fama e suas historias, onde fica dificil saber qual é verdadeira. Uma das mais conhecidas é a de que um casal pobre não havia dinheiro para custear o dote do casamento de suas filhas e q Nicolau teria jogado, à noite, um saco com dinheiro na porta da casa desta familia.


Estas e outras historias fizeram com que Nicolau ficasse mto famoso na Europa, sendo o dia 6 de dezembro o seu dia (dia em que morreu). Com o protestantismo, o culto a Nicolau diminui, apenas na Holanda ainda era presente onde o chamavam de Sinterklaas. Com o tempo a lenda do Sinterklaas se fundiu com outras lendas, como a de um mago da mitologia nordica q andava num trenó e q premiava as crianças boas e castigava as ruins.


Os emigrantes holandeses levaram aos EUA a lenda do Sinterklaas. Lá ele ficou conhecido como Santa Claus, pq era mais facil de se pronuciar, e criaram a imagem do velinho alegre q percorria o mundo distribuindo presentes.


Em 1866 o cartunista Thomas Nast cria a imagem do papai noel q temos hj, com um detalhe dificil de se imaginar: o papai noel vestia azul e não vermelho. Finalmente, em 1931, através de uma grande camapanha publicitaria, a Coca-Cola veste o papai noel de vermelho.


É interessante ver as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Será q o msm acontecerá com os nossos famosos de hj em dia sendo q num futuro eles formarão uma lenda totalmente diferente doq eram?Bom, fica essa pergunta para se pensar. E falando nisso falta 1 mês para o natal, eh bom que comecemos a planejar as coisas.


É isso moçada. Fica a foto dos dois noéis


Flw.


Ass: Shem


11 comentários:

  1. Ohhhh Beco Livre super cultural! Rs!

    ResponderExcluir
  2. Como diria o nosso bom e velho Bastian:

    "Estamos no capitalismo. O mais bonzinho mata a mãe pra entrar de graça no baile dos órfaos"

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de um detalhe, como vemos em "Finalmente, em 1931, através de uma grande campanha publicitaria, a Coca-Cola veste o papai noel de vermelho", eis a personificação do bom velhinho comercial, sai a lenda, entram as cifras...

    ResponderExcluir
  4. que caralho de post foi este?

    ResponderExcluir
  5. Devo concordar com o nosso pagão acima...

    que caralho de post foi esse?

    ResponderExcluir
  6. foi um post de domingo... chamado dia do tema livre!

    E na verdade eu achei bem interessante!

    ResponderExcluir
  7. sem discórdia minhas ovelhas!

    O que tudo vê!

    ResponderExcluir
  8. Ahh.. eu gostei do clima de natal. parece uma conversa... é pra descontrair..e domingo é tema livre!!! hahahahaha quer tema mais livre do que esse.. e olha só de novo a coca-cola interferindo na vida das pessoass. hahahah pra variar estipulando alguma coisa marcante da cultura! hahaha

    ResponderExcluir
  9. O mínimo necessário era um post que fosse escrito em português de verdade,sem essas abreviações escrotas de internet!Afinal,achei que a idéia era um blog cultural,então o mínimo que vocês do blog tem que prezar é uma boa linguagem!
    Mas fora isso continuo adorando e acompanhando!

    ResponderExcluir
  10. E o quê é uma boa linguagem?

    ResponderExcluir